Igreja P. A.D. Missão Profética

Igreja P. A.D. Missão Profética
Ganhando almas para o Senhor

domingo, 29 de janeiro de 2012

Cinco Conselhos da Vitória




1ª Cor. 16.13-14 -  Vigiai, estais firmes na fé; portai-vos varonilmente; fortalecei-vos. Fazei todas as vossas obras com amor.

Introdução:

O ímpio diz que se conselho fosse bom, ninguém daria de graça. Mas a palavra de Deus diz: O caminho do tolo é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio. Pv. 12.15. O apóstolo Paulo, ex fariseu, teólogo, e ex perseguidor dos Cristão foi escolhido pelo Senhor Jesus para decodificar o Evangelho em cartas pastorais. O aconselhamento pastoral (gr. Poimênia), é um dos ministérios mais importantes da Igreja, e quando não é praticado, deixa uma lacuna muito grande. Paulo exercia este ministério com muita sabedoria, e aqui ele dá cinco conselhos para os crentes de Coríntios, e para nós também.

1º Vigiai. Vigiar significa estar atento, estar alerta em todo tempo, acautelar-se, ser prudente. A Bíblia nos dá varias razões para vigiarmos.1º Pedro 5.8 – diz: Sede Sóbrios vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar. Mt. 26.41 -  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, o Espirito na verdade está pronto, mas a carne é fraca. Mt. 24.42-44 – Vigiai pois, porque não sabeis em que dia há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: Se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Por isso estai vós também apercebidos, porque o filho do homem há de vir, a hora em que não penseis. (ficai de prontidão, em sentinela), ( gr.  ginesthe hetoimoi).

2º Estai firmes na fé; Hb. 11.6 – Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que ele existe e é galardoador dos que o buscam.1ª João 5.4 – Pois todo que é nascido de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. A nossa fé tem que estar centralizada em Cristo, a palavra de Deus, a espada do Espirito, junto com o escudo da fé, para resistir ao diabo e apagar os dardos inflamados do maligno. Ef. 6.16; 1ª Pe. 5.9. Podemos ser fortalecidos na fé participando dos cultos racionais da Igreja; ouvindo as pregações, vindo aos cultos de ensinamentos, escolinha dominical, e pondo em pratica a palavra de Deus  em todas oportunidades. Quando ouvimos, cremos; quando cremos, oramos e louvamos ao Senhor e Deus opera milagres, a nossa fé é fortalecida.

3º conselho: Portai-vos varonilmente. A palavra varonil vem de varão, homem adulto, já não somos mais meninos na fé, estamos aptos a suportar as vicissitudes da vida, e comer comida mais forte, sem perigo de indigestão. Como bons soldados de Cristo estamos aptos a militar a boa milícia  combatendo o bom combate da fé e tomando posse da vida eterna. 1ª Tm.612. Pois sabemos que toda palavra de Deus é perfeita e escudo ele é para os que nele confiam. Pv. 30.5.

4º conselho: Fortalecei-vos. 1ª Pe 5.10 – E o Deus de toda graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer. O nosso fortalecimento é no Senhor e na força do seu poder. Sl. 27.1-  O Senhor é a minha luz, e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Sl. 18.1-2:  Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é o meu rochedo, o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem me refugio. Ele é o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte. Rm. 8.31 – que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós. Ef. 4.13: Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

5º conselho: Fazei todas as vossas obras com amor. O Amor é o tema central da Bíblia, mesmo porque Deus é amor, 1ª João 4.8-16. Os dois principais mandamentos que Jesus nos deixou, são mandamentos de amor: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo; Mc. 12.30-31. Sendo que este segundo mandamento foi enfatizado por Jesus em João 13.34-35. Amai uns aos outros como eu vos amei. O amor é a maior virtude de todas. 1ª Cor. 13.13. 1ª Cor.14. 40 – Mas faça-se tudo com decência e ordem.

Elaborado por:                                                Pr. Narciso L. Silva.  D/R






Nenhum comentário:

Postar um comentário