Igreja P. A.D. Missão Profética

Igreja P. A.D. Missão Profética
Ganhando almas para o Senhor

sábado, 24 de dezembro de 2011

Estudo sobre Santificação


Texto Bíblico: João 17.17: Santifica-os na verdade, a verdade é a tua palavra.
Introdução:
O Senhor Jesus orava ao Pai, intercedendo pelos seus discípulos, pedindo pela santificação deles, na verdade, que é a sua palavra, ou seja: Ele próprio, pois Deus não esta separado de sua palavra, que é Jesus Cristo. A palavra santificação é traduzida do grego por: agiasmon; e do latim por: santificatio. É a santificação que faz a diferença na vida do Cristão, porque sem santificação ninguém verá a Deus. Hb.12.14.
Tópico I
A santificação é efetuada quando o crente é separado do pecado e do mundo com suas concupiscências. A Igreja é um organismo vivo, composta de membros do corpo de Cristo, que está no mundo mas não é do mundo, pois foi comprada para Deus pelo sangue do cordeiro, para conservar-se santa, através da consagração, do jejum, da oração e da adoração a Deus, em reverencia a sua palavra que é a verdade.A santificação não tem nada a ver com simplicidade, humildade, vestindo-se de modo simplório, com aparência de piedade, falando baixinho de semblante caído. Nada a ver com usos e costumes, ternos engomados, gravatas importadas; sapatos impecáveis de pelica, de cromo alemão; vestidos longos, plumas e paetês, grifes, casacos de pele A Bíblia nos ensina a ser sóbrios e vigiar em oração. 1ª Pe. 4.7.
Tópico II
Em Col.2.20-22 O ap. Paulo, ensinou que devemos nos precaver de doutrinas de homens; por exemplo aquelas radicais, não toques, não proves, não manuseies; esse comportamento está longe da santificação exigida pelo Senhor. Salomão, o homem mais sábio da terra nos adverte a sermos comedidos na justiça, na sabedoria; evitando a impiedade, a loucura ou fanatismo insensato, para não ser destruído. Ecl. 7.16-17. Há crentes que exageram na santificação e se tornam fanáticos, não tiram as vestes nem para tomar banho, por medo de estarem em pecado, por estarem nus. Se vão a praia tomam banho de roupas, não usam perfumes nem cosméticos, alegando que os santos já tem o perfume de Cristo. A única nudez considerada por Cristo é o pecado, a imoralidade, a luxúria, a lascívia; os maus desejos da carne, chamados de concupiscências, assim como os maus pensamentos e intenções do coração. A nudez espiritual, o desprovimento da graça de Deus, devido o orgulho, a soberba; a altivez, a arrogância, pela cega confiança nos recursos humanos, o hedonismo, o antropocentrismo; em depreciação ao teocentrismo. (Ap.3.17-18).

Tópico III
O Ap. Paulo referiu-se ao bom cheiro de Cristo, (perfume) como uma metáfora, ou seja no sentido espiritual, 2ª Cor.2.14-17), que nos faz triunfar pelo seu conhecimento conquistamos a vida; quanto a morte, ficou relegada aos perdidos. Aqueles que não aceitaram, nem receberam a Jesus Cristo em seus corações como único e suficiente salvador. Fica entendido que se trata de morte espiritual e não física. Quem não tem a Cristo no coração é considerado morto espiritualmente, por não ter a vida eterna nele. Depois da queda do homem, Jesus Cristo foi o único que veio a este mundo incontaminado do pecado, todos os demais já nascem contaminado pelo pecado de Adão. E a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, Rm.6.23ª. Jesus conviveu com todo tipo de pessoas, sem discriminar ninguém e sem cometer pecados. Lc. 5.27-32. O Senhor Jesus demonstrou ser sociável ao viver neste mundo.. João 2.9-11. Pousou na casa de Zaqueu, um publicano corrupto e ladrão, o qual se arrependeu, se converteu e foi salvo por Jesus. Lc.19.5-6. Jesus entro na casa de um dos chefes dos fariseus para comer pão com ele num dia de sábado, e ali fez um milagre. Lc. 14.1-6. Quando nos arrependemos e reconhecemos a nossa condição de pecadores, e confessamos rendendo-nos a ele, ele nos purifica de todo pecado. 1ª João 1.7. Isaias 6.1-8. Pois ele nos colocou como luz neste mundo para que possamos brilhar em meio as trevas, a qual não prevalece contra a luz. Mt.5.14-16; João 1.5.
Tópico IV
Para que sendo-nos irrepreensíveis, sinceros e inculpáveis, possamos resplandecer como astros no mundo. Fp.2.15. Por isto não podemos nos isolar da sociedade, mas sim influenciá-la com o bom cheiro de Cristo. Santificação não é entrar em clausura, nem maltratar o corpo a fim de subjuga-lo. Pois Deus não se agrada de sacrifício de tolos, é melhor obedecer que sacrificar. 1º Sm. 15.22; Ecl. 5.1. O Senhor quer obediência e não sacrifícios. Ter uma vida santificada não implica em viver sem tentação, mas em resistir a tentação como fez o Senhor Jesus em Mt. 4.1-11. Porque ninguém está imunizado do pecado. 1ª Cor. 10.12. Aquele que está em pé cuide-se para que não caia. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós 1ª Joao 1.8. Se não tivéssemos pecado, não necessitaríamos de um salvador. Santificação significa ter o domínio sobre o pecado em meio a perdição do mundo. Santificação, teologicamente ocorre de duas maneiras: 1ª No momento da conversão em que há uma ação tríplice de Deus, justificando, regenerando e santificando o pecador. Tt.3.5-7. 2ª Progressivamente através da consagração pelo batismo nas aguas, nascendo de novo para vida espiritual, andando em novidade de vida; crescendo na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a gloria, assim agora como na eternidade. Amem 2ª Pe.3.18. Sendo santo em todo procedimento. 1ª Pe. 1.15.
Tópico V
A santificação tem duas partes, a parte do homem e a parte de Deus; quando fazemos a nossa parte Deus faz a parte dele. 2º Cr. 7.14-15. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós. Lavai as mãos pecadores, e vós de duplo animo, purificai os corações. Tg. 4.8. O Senhor está convosco, quando vós estais com ele. Se o buscardes, o achareis; porem se o deixardes, ele vos deixará. 2º Cr. 15.2. Se o buscares será achado de ti; se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. 1º Cr. 28.9. O crente convertido a Jesus busca a santificação desde sua conversão. 1º amor deve prevalecer na vida do crente até á medida da estatura de Cristo. Ef. 4.13b. Devemos buscar a santificação através do fruto do Espirito: Gl. 5.22- 23, o qual contém nove virtudes: Amor, gozo; paz; longanimidade; benignidade; bondade; fidelidade; mansidão; domínio próprio. Em detrimento as obras da carne. Gl.5.19-21. (ler). Devemos buscar a santificação, liberando perdão a quem nos tem ofendido, para que também sejamos perdoados, pois sem perdão, não há santificação. O perdão faz do crente um santo, porque perdoar é um ato divino. Deus faz maravilhas através da santificação, o caminho das bênçãos é franqueado ao crente que se santifica. Js. 3.5: Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã, fará o Senhor, maravilhas no meio de vós.
Conclusão:
Como devemos nos santificar? Ora amados, pois que temos tais promessas, purifiquemos nos de toda imundície da carne e do espirito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 2ª Cor.7.1. Começando pela nossa casa. João 2.15. Jesus purificou o templo. Vivendo no mundo, mas separados do mundo. Tg. 4.4. Estamos no mundo mas não somos do mundo João 15.19 renunciando aos prazeres mundanos Rm.12.1-3; Hb. 11.24-26; 1ª Cor. 6.14-18; Dt. 22.10, as companhias mundanas. Para que isto ocorra, basta ter uma vida espiritual ativa, que eles por si mesmo se afastarão de ti 2ª Cor. 6.14. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas.
Aplicação:
A santificação tem por fim a consagração, e a consagração tem por fim a dedicação ao serviço de Deus, considerando Jesus Cristo Como Senhor. Fp. 3.20-21; 1ª Cor. 8.6; Mc. 13.13; aquele que perseverar até o fim será salvo. Conservar a salvação, manter a salvação, operar a salvação. Mc. 9.23, tomar a cruz e seguir a Jesus, servindo a Deus e renunciando o pecado, as coisas ilícitas, colocado o nosso eu no altar de Deus, o nosso tempo, os nossos bens a serviço de Deus; abstendo-se do mal. 1ª Ts.5.22-23. O mesmo Deus da paz vos santifique completamente. E todo o vosso espirito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Bibliografia:
Almeida R.C. Ed. Contemporânea 1.990, Ed. Vida.
Curso de Pastores e Obreiros da AGRADE.
Adaptação e elaboração: Pr. Narciso L. Silva.