Igreja P. A.D. Missão Profética

Igreja P. A.D. Missão Profética
Ganhando almas para o Senhor

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

SERMÂO: A FESTA DE CASAMENTO

                                SERMÂO:  A FESTA DE CASAMENTO

                                 Texto Bíblico: João 2.1-11

                                           Introdução:

O Senhor Jesus começou a fazer milagres em uma festa de casamento, as bodas de Canãa, era uma festa de casamento. Quem não gosta de festa de casamento onde há muitos comes e bebes, especialmente as festas de casamento evangélicas onde não entra bebidas alcoólicas, mas somente refrigerantes e sucos de frutas. As festas de casamento evangélicas, além de bonitas são edificantes, além de românticas há muita alegria, musicas especiais, louvores e orações. Resumindo, em  toda festa em que há, a presença de Deus, benções são derramadas. O casamento evangélico é simples e descomplicado, sem ritualismos desnecessários, uma vez que já se casou no casamento civil, somente há o compromisso dos nubente diante de Deus, para serem abençoados no decorrer da vida. A festa de casamento evangélica não tem nada a ver com as festas pagãs, ou profanas onde entram bebidas alcoólicas e as vezes terminam mal.

Cada vez que nos reunimos na Igreja para cultuar a Deus, estamos participando de uma festa de casamento, pois a Igreja reunida é o corpo de Cristo, e O Senhor Jesus é o noivo e o cabeça da Igreja. A Igreja é simbolizada como uma virgem e Jesus o esposo. Assim como no lar o esposo, o marido é o cabeça da mulher, na Igreja o Senhor Jesus é o cabeça. A Bíblia diz que a família de Jesus foi a uma festa de casamento e ele estava presente nessa festa. Nós somos a família de Jesus e ele está presente no meio de nós. Aleluia! Glória a Deus.

A Bíblia nos ensina que devemos fazer nossas petições conhecidas diante de Deus. Surgiu um problema na festa, acabou o vinho; vinho no tempo de Jesus era como o refrigerante na vida do crente, a bebida saudável é algo que ajuda a metabolizar o que comemos. Alguns teólogos dizem que o vinho dessa festa era suco de uvas, não fermentado, porque até mesmo o suco de uvas se tomado em excesso embebeda, ou deixa a pessoa mais alegre. Maria, mãe de Jesus estava na festa e tomou conhecimento do problema, pois consta que era um primo de Jesus que estava se casando. Então ela chegou diante de Jesus e apresentou o problema a ele, dizendo-lhe:  Acabou o vinho. Diante de um problema, surge uma dificuldade, algo que para nós é humanamente impossível de resolver. Então apresentamos a Deus o problema, na certeza que ele tem a solução para tudo. Maria não tinha condição de resolver o problema; nós não temos condição para resolver determinados problemas. Há problemas que somente um milagre pode resolver. Maria conhecia Jesus muito mais que todos nós que procuramos conhece-lo; mas sabemos que ele é o Deus todo poderoso El Shaday, para o qual não há nada impossível. Ele é o Santo dos santos, o Deus de milagres, que faz sinais e maravilhas. E a ele apresentamos nossas dificuldades, com fé, na certeza da solução.

 Mas a maioria das pessoas não fazem assim, procuram elas mesmas solucionar seus problemas. As vezes procuram os homens de Deus, que são os pastores e obreiros, que também são limitados como seres humanos, mas podem interceder pedindo ao Senhor a solução do problema de acordo com a palavra de Deus. Maria, na qualidade de pastora, serva de Deus, conhecia suas limitações, mas apelou para o filho seu e de Deus, o qual não a decepcionou. A Bíblia diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Rm. 10.13. Salvo da morte, salvo das dificuldades, salvo em qualquer área da vida.

 Salvo do pecado, salvo da vergonha, salvo da tristeza de ter acabado o que representava a alegria da festa. Pode ser que para alguns acabou o alimento da dispensa, para outros acabou o saldo bancário; a fonte de renda, a saúde; a harmonia no lar. Não temas, leve o problema a Jesus, somente ele tem a solução para todos os problemas. Quando todas as portas se fecharem, clame  ao Deus que abre portas onde não tem portas.

Deus age sempre no tempo certo. Disse-lhe Jesus: Que tenho eu contigo mulher? Ainda não é chegada a minha hora. Aparentemente, Jesus havia respondido mal a sua mãe; como quem diz Que tenho eu com isso? Mas não nos esqueçamos que Jesus era cem por cento homem e cem por cento Deus. Por isso ele completou a frase: Ainda não é chegada a minha hora. A Bíblia diz que há um tempo determinado para todas as coisas. As vezes entramos em oração e queremos a resposta de Deus imediatamente, porem ainda não é a hora de Deus operar o milagre. A cada oração há um processo e um julgamento de cada petição.

A Bíblia nos ensina que o tempo de Deus é diferente do nosso tempo, o tempo de Deus é Kairós, a eternidade; o nosso tempo é Kronos, que significa cronometrado. Porem temos que ter confiança, perseverança e paciência na esperança de que não morreremos antes que as promessas de Deus se cumpram em nossa vida. A nossa ansiedade impede a ação de Deus. Daví, no sl 40 nos dá uma lição sobre esse assunto: Esperei com paciência no Senhor e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Daví quando foi ungido rei, era apenas um adolescente de 13 a 17 anos, e começou a reinar com 30 anos. Deus preparou Daví durante esse espaço de tempo. Ele reinou 40 anos em Israel e o seu reino foi bem sucedido entre todas as nações.

Abraão recebeu a promessa do Senhor com 75 anos, e recebeu o cumprimento de promessa com cem anos, após ter esperado 25 anos. O cego de Jericó clamou até ser atendido e Jesus lhe restituiu a visão. A mulher cananeia clamou até obter uma resposta de Jesus, a resposta não lhe foi favorável, ela se humilhou aos pés de Jesus, ele a comtemplou com o milagre, por causa da sua grande fé. Jesus está contemplando a sua fé nesta noite. Ele não decepcionou a Maria, ele não vai te decepcionar, o que você pediu, você vai alcançar.

Maria deu uma ordem expressa aos servos: fazei tudo o que ele vos disser. Essa ordem é para nós também, faça tudo o que Jesus mandar. É preciso um tempo de preparação para o milagre. Jesus mandou encher as talhas com agua e levar ao mestre sala. Eles obedeceram e o milagre aconteceu. A obediência gera benção. Obediência a palavra de Deus. João 15.7. Permanecei na palavra. A agua das talhas foi transformada em vinho, a agua é a palavra de Deus, o vinho é a alegria símbolo do Espirito Santo de Deus. Quando convidamos Jesus para entrar em nossa casa recebemos alegria, gozo, paz e a festa continua pela ação do Espirito. A festa vai continuar na Igreja, em casa e em todas as áreas de nossa vida, porque com Jesus não há lugar para tristeza, não há lugar para doenças, não há lugar para misérias.  Se algumas dessas coisas está acontecendo em sua vida receba a transformação da agua para o vinho em nome de Jesus. Jesus manifestou sua gloria e seu poder nessas bodas, Jesus manifesta sua gloria e seu poder na minha e na sua vida hoje e sempre, porque ele é Deus. Quem Crê diga amém e glorifique ao Senhor.

                                                Conclusão:

Deus é ético, não entra em lugar algum sem ser convidado. Se você convidar Jesus para ir a sua casa ele vai entra e ministra a benção que você mais necessita. A conversão e a transformação dos seus familiares da agua para o vinho. Ele hoje está fazendo uma transformação radical em sua vida; a partir de hoje nunca mais você será o mesmo. Eu digo isso em nome de Jesus. Se você crê, tome posse e glorifique a Deus. Amém

Elaborado por:                                                          Pr: Narciso L. Silva. D/R