Igreja P. A.D. Missão Profética

Igreja P. A.D. Missão Profética
Ganhando almas para o Senhor

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Analise do livro de Zacarias

Analise Bíblica do Livro de Zacarias
Zacarias: Significado do nome: O Senhor se lembra.
Ano em que foi escrito: 518/575, A/C. 14 capítulos escritos em estilo figurativo.
Palavra chave: Renovo ou Messias chegado.
Assunto: reconstrução do Templo.
Versículo chave: Zc. 13.1: Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Daví e para os habitantes de Jerusalém, e contra a impureza.

 Introdução:

O livro de Zacarias foi escrito após a volta dos judeus de Jerusalém, Zacarias, contemporâneo de Ageu que era idoso, Zacarias ainda jovem começou a profetizar dois meses após a profecia de Ageu. Profecias de alta visão através dos tempos previu a vinda do messias e o amanhecer de um novo dia para a humanidade. Exortou o povo a abandonar o pecado e a voltar-se para Deus. Textos chaves: Zc. 1.3: Tornai para mim, diz o senhor dos exércitos e eu me tornarei para vós. Zc.4.6: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas pelo meu espirito, diz o Senhor dos exércitos. Zorobabel era o edificador do Templo. A obra do Senhor não se dá por força militar, nem por proeza humana, mas pelo ministério do Espirito Santo de Deus, que removerá os obstáculos a conclusão do Templo. O livro de Zacarias começa e termina com Deus falando com ele e através dele. Porem a parte mais importante desse livro está numa série de oito visões que teve o profeta.

1ª) Zc. 1.7-17: Cavalos na Bíblia representam força para guerra; cavalos vermelhos representa guerra, o homem montado no cavalo atrás das murtas, representa Deus vigilante sobre seu povo, seus anjos percorrem a terra. O cavalo baio ou malhado, representa doenças, escassez, dificuldades ou impedimentos. O cavalo branco, representa a paz, as murteiras, os pecados e as iniquidades do povo, sendo medidas, o tempo da restauração de Jerusalém, próximo.
2ª) Zc.1.18-21: Os chifres e os ferreiros; os chifres representam os reinos ou poderes que oprimem a Israel: O Egito, a Assíria, a Babilônia, e Média-Pérsia; Os ferreiros representam as defesas de Israel, sendo preparadas para resistir e vencer os inimigos; o ferro representa o fortalecimento para a guerra. 3ª) Zc. 2 – Um homem com cordão de medir; medir para restaurar, edificar; abençoar. Os nossos atos, as nossas ações são medidas pelo Senhor. Somos povo de Deus e o maligno não nos pode tocar sem permissão do nosso Deus; se ousarem estarão tocando na menina dos olhos de Jeová, pois estamos sob seus olhos, é ele quem responde por nós. Jerusalém estava sendo restaurada.
4ª) Zc. 3 – O sumo sacerdote Josué acusado por satanás e justificado por Deus. O traje sujo, as vestes sujas, representam os pecados e as iniquidades, sendo perdoadas e justificadas por Deus. Uma prévia indicação da vinda de Jesus o Messias. Versículo 8: Eu farei vir o meu servo, o renovo. Versículo 9: A pedra de sete olhos, a promessa de tirar a iniquidade num só dia: O sacrifício vicário de Cristo na Cruz; Cristo representa a videira, e a videira, a Igreja de Cristo. A lei de Moisés , a figueira, ( a maldição da lei) extinta pelo sacrifício da cruz.
5ª) O castiçal de ouro e as sete lâmpadas, o azeite e as duas oliveiras, versículo 6, não por força, nem por violência, mas pelo meu Espirito: Promessas a Zorobabel o edificador de Jerusalém, a Josué o sumo sacerdote e a todos nós; o monte, os obstáculos sendo removidos, sete lâmpadas: Os olhos do Senhor veem tudo, seus olhos como chamas de fogo percorrem a terra, o azeite do Espirito Santo, sendo vertido, a unção de Deus sobre o seu povo. Josué e Zorobabel ( As duas oliveiras), representam os dois ungidos do Senhor: Moisés que trouxe a lei para Israel; e o Senhor Jesus Cristo que trouxe a graça para todos os que creem, o amor, o perdão e a vida eterna; Sucesso nos empreendimentos.
6ª) – Zc. 5.1-4: O rolo volante, a mensagem que tinha de ser proclamada e ouvida por todos. Versículo 3, para tirar toda maldição da face da terra, uma prévia sobre a obra de Cristo e a mensagem Evangélica: Quem crer e for batizado, será salvo, quem não crer será condenado. Infelizmente a maioria dos judeus não creram até hoje. Pecados mencionados: Furtos, perjúrios; falsidades; roubos; pecados comuns aos judeus do tempo de Jesus. Julgamento contra os maus procedimentos.
7ª) – Zc. 5.5-11: O efá, medida de capacidade 35 litros; a palavra efá também significa trevas; a mulher dentro do efá: A iniquidade, a impiedade,; a tampa de chumbo: O isolamento para ser levado a terra de sincar. ( antigo nome da Babilônia); o seu lugar: O lugar do pecado e da iniquidade.
8ª) – Zc. 6.1-8: Quatro carros que saíam dentre dois montes de bronze; os dois montes de bronze: A imutabilidade do poder de Deus em todos os tempos é sempre o mesmo; os cavalos que puxavam os carros, nas cores: vermelho, (guerra) preto, (fome), amarelo ou baio (morte) e branco, (a conquista da paz.)
Ap. 6.2-5. Versículos que chamaram a atenção, além dos já mencionados: Zc. 1.3: Assim diz o Senhor dos exércitos: Tornai para mim, que eu me tornarei para vós. Zc. 9.9 – Alegra-te muito ó filha de Sião, exulta ó Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvador, pobre e montado sobre um jumento, um asninho, filho de jumenta. Zc. 14.7 – Esperança futura: Será um dia singular conhecido do Senhor; não será nem dia, nem noite, quando a tarde chegar haverá luz. Zc.7.9 – Exortação a verdadeira Justiça: Assim diz o Senhor dos exércitos: Executai justiça verdadeira; mostrai bondade e misericórdia cada um a seu irmão. Zc. 9.16 – Visão de um reino final. Zc. 9.10 - O Príncipe da paz reinará sobre toda a terra.
Zc. 12.10 Arrependimento e conversão do povo Judeu. Zc.!3.7 – Um pastor ferido e esquecido por suas ovelhas; o pastor é Jesus as ovelhas o povo de Israel, os pequenos nós os gentios, agora Igreja do Senhor. Zc. 14.9-20 – O reino eterno do Senhor sobre a terra.

Conclusão e aplicação pessoal:

Zacarias desafia a todos seus contemporâneos a completar a tarefa que Deus nos deu, isto acarreta arrependimento por negligenciar a edificação da casa de Deus, sobre um novo concerto. Somos exortados a cooperar para a restauração e purificação do templo de Deus. A glória de Deus provinda de uma Sião restaurada, não é o resultado da ingenuidade humana, mas antes, da ação ministerial do Espirito Santo. Sião restaurado é a Igreja renovada para nós, a purificação, o renovo pela palavra de Deus, pelo sangue de Jesus.

A fonte da purificação está aberta a todos os que creem e se convertem a Jesus, entendendo a obra da cruz, o centro, a fonte purificadora. A medida que vivermos em harmonia com os propósitos de Deus para libertar e restaurar os desolados, nos repousaremos na segurança do Senhor que governa todos os desígnios dos seres humanos na terra. O pastor ferido será adorado como rei e Israel terá o seu messias. A nossa tarefa de evangelização no mundo há de ser cumprida por nós e o Senhor Jesus há de reinar sobre todos. Amém.

Elaborado por:                                                                                    Pr. Narciso L. Silva. D/R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário